terça-feira, 26 de maio de 2015

Ônibus educativo sobre a dengue visita a UMEI Professora Odete Rosa da Mota





Com o objetivo de levar conhecimentos sobre a dengue aos alunos para que estes os transmitam em suas casas, colocando em prática o que aprenderam, o ônibus educativo “Não dê tempo para a dengue” esteve na Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Odete Rosa da Mota, bairro Itaipu, na última sexta-feira (22/05).

Guiados por agentes do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses –, os estudantes adentraram o coletivo, acompanhados de professores, e receberam explicações sobre o tema antes de apreciarem a exposição. 

O interior do veículo é composto por cartazes, maquetes e esculturas que mostram todo o ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti 1.800 vezes ampliado em acrílico. Com a ajuda de lupa, foi possível ver como são os ovos, as larvas, as pupas e o mosquito adulto em tamanho original em recipientes adequadamente acondicionados pela SUCEN- Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo.

Os materiais como cartazes e banners contidos no interior do ônibus são os utilizados pelo Ministério da Saúde em suas campanhas.

Os pequenos participaram ativamente da visitação.  Durante o bate-papo prévio, alguns expressaram o que sabem sobre a dengue: “o mosquito dá doença” e “o mosquito gosta de colocar ovinhos na água”.  Muitos admiraram maravilhados as esculturas e demonstraram ter gostado da novidade.

Ao final, os visitantes receberam folders e revistinhas educativas de prevenção, conheceram mais sobre a doença e suas formas de transmissão.  A finalidade é que se tornem multiplicadores desse conhecimento no ambiente familiar.

O ônibus é uma iniciativa da GRP Ações Educativas Preventivas de Saúde Pública em parceria com Ministério da Saúde, iniciativa privada e órgãos governamentais estaduais e municipais.










  


Nenhum comentário:

Postar um comentário