segunda-feira, 22 de junho de 2015

Projeto Promoção do Ambiente Saudável na Escola Municipal Felisberto de Carvalho



Dengue, roedores e caracol gigante africano.  Esses foram os temas que nortearam a realização do projeto Promoção do Ambiente Saudável na Escola Municipal Felisberto de Carvalho, bairro Vila Progresso, na última terça-feira (16/06).  A ação educativa é desenvolvida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde –, numa parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Educação.

O projeto educativo tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar a uma reflexão sobre as interferências do ser humano no ambiente, visando criar estratégias de ações que facilitem a prevenção de agravos e doenças no meio em que vivem.  

A metodologia aplicada é baseada no referencial teórico construtivista, privilegia a ação do aluno que age sobre o objeto estudado observando, manipulando, concluindo, reformulando conceituações e utilizando o lúdico como estratégia – apresentações de teatro, elaboração de oficinas de trabalhos manuais, recorte de reportagens, coral musical, maquetes, exposição de fotos, entre outros meios.  


Neste primeiro encontro, alunos da educação infantil participaram de contação de história sobre a dengue; os do 2º ao 5º anos, de bate-papo interativo com exibição de slide-show (2º e 3º, roedores; 4º e 5º, caracol gigante africano).  As atividades foram conduzidas pela agente Patrícia de Oliveira (IEC).  A interação palestrante-público foi bem ativa, principalmente de perguntas e colocações sobre fatos vivenciados no cotidiano familiar e o que pode ser modificado positivamente no ambiente escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário