quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ação educativa sobre arboviroses no Colégio Guilherme Briggs






Na última sexta-feira (10/02) o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) realizou ação educativa em saúde sobre arboviroses no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Santa Rosa, a convite do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue da Regional Praias da Baía II

O IEC atuou com estande educativo, onde foram expostas maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência.  As agentes Adriana Heizer e Lílian Barcellos distribuíram material informativo (revistinhas, panfletos e adesivos), e orientaram os participantes sobre a doença dengue, zika e chikungunya – enfatizando a importância da prevenção e do combate ao vetor, o Aedes aegypti.  

A Fiocruz atuou junto ao CCZ dando detalhes do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, iniciado em Jurujuba em 2015 e em expansão para outras regiões do município. O projeto propõe o uso de uma bactéria que existe naturalmente em mais de 60% dos insetos, Wolbachia. Quando inserida no Aedes aegypti, ela é capaz de impedir a transmissão da dengue pelo mosquito.

Após as palestras sobre DST, alunos e professores eram convidados a visitar os estandes no pátio.  Houve muito interesse pelo tema.  As maquetes atraíam a curiosidade do público, que se aproximava para admirar e buscar conhecimento. Referente aos informativos disponibilizados aos participantes, as revistinhas fizeram sucesso entre os mais jovens.  Futuramente o IEC e a FIOCRUZ farão palestras sobre arboviroses juntos no colégio.

O evento ainda contou com a participação de profissionais dos programas médico de família do Viradouro e Santa Rosa que, além da palestra sobre DST, distribuíram folders e preservativos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário