sexta-feira, 31 de março de 2017

CCZ e Fiocruz realizam ação educativa no Colégio Assunção




Com o objetivo de alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses – em especial, dengue, zika e chikungunya – e divulgar o projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram nesta semana (27 a 30/03) ação educativa conjunta no Colégio Nossa Senhora da Assunção, em São Francisco.

Alunos do Ensino Fundamental participaram de uma exposição teórica interativa, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show e vídeo.  Além disso, também conheceram larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti através das maquetes ilustrativas.

O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC /CCZ) abordou o tema enfatizando as arboviroses e seus sintomas, as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  Na oportunidade, falou também sobre outra importante arbovirose, a febre amarela, devido aos recentes surtos no país.

A equipe do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, informou a respeito dessa iniciativa internacional trazida ao país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e apoiada pelo Ministério da Saúde, já implantada em Niterói, que consiste na utilização de uma bactéria chamada Wolbachia para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.

A resposta dos estudantes  à atividade foi considerável.  A maioria demonstrou interesse no assunto – principalmente em relação às doenças e seus sintomas – por meio de atenção, questionamentos e busca de esclarecimento de dúvidas.  

Equipe do IEC /CCZ:   Adriana Heizer, Alberto Jucelino, Daniele Caviare, Leila Neves e Lílian Barcellos.
Equipe da Fiocruz:     Júlia Alves e Manoeli Santos.    






Nenhum comentário:

Postar um comentário