quarta-feira, 26 de abril de 2017

Educação em Saúde fala sobre arboviroses na Escola Paulo Almeida Campos



Alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses.  Esse foi o objetivo da palestra realizada pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – na Escola Municipal Paulo Almeida Campos, em Icaraí.

A ação educativa em saúde ocorreu nos dias 10, 11 e 25 de abril.  As agentes Daniele Caviare e Leila Neves envolveram os alunos do Ensino Fundamental na temática por meio de bate papo interativo e apresentação de slide-show.  Os principais tópicos abordados foram: doenças dengue, zika e chikungunya e seus sintomas; as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti); medidas de prevenção e combate ao vetor. Na oportunidade, a equipe do IEC falou também sobre outra importante arbovirose, a febre amarela, devido aos recentes surtos no país.

Os estudantes participaram ativamente, demonstrando interesse no assunto, por meio de atenção, questionamentos e busca de esclarecimento de dúvidas.  Segundo a palestrante Daniele Caviare, alguns ficaram preocupados com a questão da microcefalia e quiseram saber mais a respeito.  Também foram apresentadas dúvidas sobre a febre amarela, principalmente sobre a vacina e se o mosquito Aedes aegypti estava transmitindo o vírus no meio urbano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário