segunda-feira, 10 de abril de 2017

UMEI Olga Benário recebe ações educativas da Semana da Saúde na Escola





Nesta quinta-feira (06/04) a Unidade Municipal de Educação Infantil Olga Benário Prestes, no Engenho do Mato, recebeu a equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – para a realização de ações educativas da Semana Saúde na Escola, que tem como tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti!”  A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), dos ministérios da Saúde e Educação.

O IEC, representado pelo agente Élcio Nascimento, desenvolveu atividade lúdica de confecção de cartazes e painéis.  O objetivo foi envolver os pequenos na temática de maneira divertida, estimulando o aprendizado de medidas preventivas simples e a multiplicação das informações na família.





O evento contou com a equipe do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, que realizou palestra e demonstração de material de apoio e maquetes, informando a respeito desse empreendimento internacional trazido ao país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e apoiado pelo Ministério da Saúde, já implantado em Niterói, que consiste na utilização de uma bactéria chamada Wolbachia para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.




A participação dos estudantes foi bem ativa.  Muitos demonstraram interesse prestando atenção nas orientações e interagindo durante a prática pedagógica.  Alguns contaram suas “histórias” relacionadas ao tema e fizeram perguntas como  “O mosquito com o bichinho [wolbachia] não pica?”, “O bichinho não vai deixar o mosquito transmitir doenças ?”.  

A atividade foi satisfatória e mostrou que é desde cedo que se aprende a combater os males causados pelo Aedes aegypti, e que o engajamento das crianças nessa luta é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário