sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ação educativa sobre arboviroses na Escola Começo de Vida





Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/05), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) realizou ação educativa na Associação Educacional Começo de Vida, em Santa Rosa. O objetivo foi alertar os alunos sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses – em especial, dengue, zika e chikungunya.

A atividade consistiu em palestra interativa, apresentação de slide-show e vídeo, e distribuição de revistinhas educativas. As agentes Daniele Caviare e Leila Neves abordaram o tema enfatizando as doenças e seus sintomas, as características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor. Elas falaram também sobre outra importante arbovirose de interesse em Saúde Pública, a febre amarela, devido aos recentes surtos no país.





Simultaneamente à palestra, ocorreu a exposição da prática pedagógica do Projeto Informação e Ação - Dengue, desenvolvido pela escola junto aos seus educandos.  Na mostra, um show de criatividade em belos e graciosos mosquitos de garrafa pet, maquetes, cartazes e painéis.  Os pais tiveram a oportunidade de apreciar os trabalhos após reunião com a coordenação realizada no encerramento do turno de cada dia.



Para a palestrante Leila Neves, a resposta dos estudantes à atividade foi considerável.  “As crianças participaram muito bem, demonstrando interesse no assunto  – principalmente em relação às diferenças entre as doenças.  A escola foi maravilhosa, bem receptiva ao nosso trabalho.  A experiência nesta unidade de ensino foi satisfatória, superando expectativas”, afirmou.








Nenhum comentário:

Postar um comentário