segunda-feira, 12 de março de 2018

Educação em Saúde participa de ação educativa sobre pediculose





Na última quinta-feira (07/03) o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – participou de ação educativa sobre pediculose no Núcleo Avançado de Educação Infantil Ângela Fernandes, em Cafubá.

A atividade, promovida pela unidade de ensino foi aplicada com as crianças e seus pais, o que permitiu criar um espaço de diálogo sobre o tema abordado.

O público infantil assistiu a apresentação da Chris Fernandes, autora do livro ‘Eca, o bichinho!’, que contou a história da obra junto ao fantoche/personagem, explicando o que eles devem fazer para evitar os piolhos.

Em atendimento ao convite da direção da escola, a equipe do IEC, representada pelos agentes Élcio Nascimento e Rita de Cássia Costa, num processo de mútua complementação e construção do conhecimento em conjunto, desenvolveu bate papo interativo com os pais.  Na pauta do diálogo versaram os tópicos: tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento.

Segundo o palestrante Élcio Nascimento, os pais participaram com atenção e interesse, expondo dúvidas, principalmente sobre tratamento da pediculose.  “Muitos ficaram surpresos ao saberem que não se deve espremer o piolho com as unhas quando se faz a catação.  A pedido da direção do NAEI,  reforçamos a informação de que não é dever dos professores fazer a remoção dos piolhos da cabeça da criança, e sim uma responsabilidade dos pais quanto ao tratamento dos seus filhos”, relatou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário