terça-feira, 24 de abril de 2018

CCZ promove ação educativa em saúde para pais de alunos da UMEI Eduardo Campos




Na última semana, dias 17 e 19/04, pais e responsáveis de alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Eduardo Campos, em Maria Paula, participaram de palestra sobre higiene pessoal e arboviroses promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).

O objetivo da ação educativa em saúde foi sensibilizar sobre a importância do cuidado com a saúde familiar.

A equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, abordou o tema por meio de diálogo interativo e exibição de slide-show.  Em pauta, os seguintes tópicos:  Higiene – higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e saúde, cuidados com a água de consumo e alimentos, pediculose; Arboviroses - arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, características do mosquito transmissor, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.  

A atividade contou com a participação de profissionais de saúde do Programa Médico de Família de Matapaca.

“Destacamos os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de algumas arboviroses, como a Febre de Chikungunya. Segundo dados da rede municipal, e confirmados pelo PMF, houve um aumento expressivo de casos da doença no município. Falamos também sobre higiene pessoal, enfatizando a prevenção de pediculose e importância da correta higienização das mãos para impedir doenças como impetigo e doença mão, pé e boca.  No tópico higiene ambiental, orientamos o público a adotar medidas para evitar infestação de roedores”, ressaltou a palestrante Patrícia de Oliveira.













Nenhum comentário:

Postar um comentário