sexta-feira, 20 de abril de 2018

UMEI Vinícius de Moraes recebe ação educativa sobre arboviroses






A Unidade Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes, no bairro Sapê, recebeu nos dias 12 e 16 de abril ação educativa sobre arboviroses – dengue, zika e chikungunya – promovida pela equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Controle de Zoonoses de Niterói.

A atividade consistiu em contação de história sobre os mosquitos Dedé, Chico e Gigi,  apresentação de slide-show e distribuição de revistinha educativa.  O objetivo foi fazer com que os pequenos estudantes se envolvessem na temática de maneira divertida e prazerosa, estimulando atitudes preventivas e a multiplicação das informações na família. 

A metodologia lúdica desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira chamou a atenção das crianças para os cuidados que devemos ter com o ambiente de convívio.  

Todos demonstraram interesse e interagiram com perguntas e colocações sobre o tema. “Foi surpreendente como os alunos já conheciam as arboviroses, em especial febre de chikungunya. Muitos relataram casos de algum membro da família que teve ou ainda tem a doença. Participaram ativamente. Os professores aceitaram construir cartazes sobre o assunto com os alunos e expor na entrada da escola”, destacou Patrícia.

A iniciativa é uma estratégia em parceria com o Programa Médico de Família do Sapê para diminuir os criadouros no bairro e contou com o apoio e todos os recursos necessários da escola. Segundo uma médica da unidade, tem sido registrados muitos casos suspeitos de febre de chikungunya diariamente. Na avaliação da equipe do IEC, a ação foi positiva, mostrando resposta satisfatória.











Nenhum comentário:

Postar um comentário