segunda-feira, 15 de abril de 2019

CCZ participa do Dia da Família na Escola




O Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – participou neste sábado (13/04) do evento Dia da Família na Escola, a convite da direção da Escola Municipal André Trouche, no Barreto. 

A manhã na unidade de ensino contou com apresentação de dança, oficinas, estandes educativos, entre outras atividades de informação e reflexão que os alunos desenvolveram juntamente com seus familiares.

Crianças e adultos participaram das propostas de integração e aprendizagem do evento, numa oportunidade a mais de conhecerem a escola, e desta, por sua vez, conhecer a realidade de vida do aluno, de seu cotidiano, de seu ambiente familiar e social, de seus desejos e aspirações.

Os agentes Antônio Pessoa e Élcio Nascimento atuaram com estande educativo na qual os visitantes puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência.  O objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika –, com a vigilância constante do ambiente de convívio, evitando a água parada em locais que possam servir como criadouros do inseto.  O público prestigiou ativamente o trabalho do IEC.







Dia Nacional da Família na Escola

Evento promovido pelo Ministério da Educação, realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos. A ideia é que os estabelecimentos, públicos e particulares, criem uma série de atividades durante esse dia, quando os pais poderão também sugerir maneiras de integrar melhor a escola e a comunidade. A data estabelecida como Dia Nacional da Família na Escola é geralmente acertada entre o ministro e secretários estaduais de Educação e representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas. Para o evento, cada escola define sua programação, de acordo com as possibilidades de diretores, professores, pais e alunos, mas o MEC distribuiu cartilhas com sugestões de atividades. A campanha do Dia Nacional da Família na Escola conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, clubes de mães, centros de voluntariado, além das associações de pais e mestres (APMs). (Fonte:  http://www.educabrasil.com.br/dia-nacional-da-familia-na-escola/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário