sexta-feira, 1 de março de 2019

CCZ promove ações na Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti nas Escolas


No período de 18 a 28 de fevereiro o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu ações educativas em instituições de ensino no município como parte da Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti nas Escolas. A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE), dos ministérios da Saúde e Educação.

O objetivo foi alertar sobre a importância da adoção de medidas preventivas no controle do Aedes aegypti – mosquito transmissor dos vírus causadores das arboviroses dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana – e a multiplicação das informações no ambiente de convívio.  

As equipes do IEC desenvolveram atividades de palestra, estande educativo, oficina, brigada antidengue, entre outras, mobilizando alunos da rede pública municipal e estadual desde a educação infantil até o ensino médio.


Data
Unidade
Atividade
18/02/19
UMEI Senador Vasconcelos Torres (Santa Rosa)
Roda na Conversa
UMEI Almir Garcia da Silva (Maceió)
Contação de história
E.M. Governador Roberto Silveira (Morro do Castro)
Palestra
19/02/19
E.E. Professora Alcina Rodrigues Lima (Itaipu)
Estande
C.E. Paulo Assis Ribeiro (Pendotiba)
Palestra
E.M. Sebastiana G. Pinho (Viçoso Jardim)
Palestra
Horto do Barreto
Panfletagem
20/02/19
C.E. Fernando Magalhães (Jurujuba)
Palestra
NAEI Ângela Fernandes
Palestra p/ pais
UMEI Olga Benário
Oficina
E.M. Jacinta Medela (Fonseca)
Palestra
C.E. Dr. Memória (Cubango)
Brigada Antidengue
21/02/19
UMEI Professora Denise
Oficina
UMEI Odete Rosa da Mota
Oficina
C.E. Dr. Memória (Cubango)
Brigada Antidengue
E.M. Ernani Moreira Franco (Fonseca)
Estande
25/02/19
E.E. Mululo da Veiga (Engenhoca)
Palestra
26/02/19
E.E. São Domingos Sávio (Santa Rosa)
Palestra
27/02/19
E.E. Mululo da Veiga (Engenhoca)
Palestra
C.E. Paulo Assis Ribeiro (Pendotiba)
Palestra
E.E. São Domingos Sávio (Santa Rosa)
Palestra
28/02/19
E.E. São Domingos Sávio (Santa Rosa)
Palestra
C.E. Dr. Memória (Cubango)
Brigada Antidengue


Na UMEI Vasconcelos as agentes Daniele Caviare e Leila Neves desenvolveram com os pequenos a atividade de Roda na Conversa, que consiste em organizar os participantes em roda para um bate-papo interativo.  Logo após, todos foram convidados a expressar em desenhos o que entenderam sobre o tema.







Contação da História dos Mosquitos Ed e Gigi foi a proposta dos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira para a Unidade Municipal de Educação Infantil Almir Garcia da Silva, em Maceió. Os alunos participaram atentos e, em seguida, confeccionaram, com o auxílio dos seus professores, carta de amor aos pais /responsáveis com o seguinte recado:  “Como é possível evitar que os mosquitos encontrem criadouros em suas residências ?”  O resultado será exposto no Médico de Família do Maceió.






 O agente Élcio Nascimento realizou estande educativo na E.E. Professora Alcina Rodrigues Lima, em Itaipu, onde foram expostos banners sobre os serviços do CCZ e distribuídos cartilhas e revistas sobre o tema.  A atividade contou com a participação do agente de combate às endemias Carlos Alberto na parte prática de inspeção e tratamento de criadouros do Aedes aegypti na escola.  Os alunos se interessaram muito em saber a respeito de possível epidemia de febre de chikungunya no município e do programa de castração do CCZ.

Obs.:  não foram autorizados registros de imagens dos alunos.





Alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Fernando Magalhães, em Jurujuba, receberam palestra com exibição de slide-show e vídeo ministrada pelas agentes Daniele Caviare e Leila Neves.  Os adolescentes participaram ativamente, demonstrando considerável interesse em aprender as diferenças de sintomas das arboviroses.






Na Escola Municipal Ernani Moreia Franco, no Fonseca, os agentes Antônio Pessoa, Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro atuaram com estande educativo onde os alunos puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência, e com a ajuda de lupa eletrônica, foi possível verem como são as larvas e as pupas do Aedes aegypti em tamanho original.  Além disso, a equipe distribuiu material educativo e reforçou informações sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), enfatizando a prevenção ao vetor.





A ação educativa em saúde desenvolvida para os alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Mululo da Veiga, na Engenhoca, foi bate-papo interativo, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show e vídeo.  Os agentes Hugo Costa, Jonas Queiróz, Rodolfo Teixeira e Rogério Tavares abordaram os seguintes temas: arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, a desmistificação da questão equivocada da relação dos macacos com a transmissão direta da febre amarela em humanos, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.







Turmas do 6º ao 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual São Domingos Sávio, em Santa Rosa, receberam palestra com exibição de slide-show e vídeo ministrada pelas agentes Adriana Heizer, Daniele Caviare e Leila Neves.  Os estudantes interagiram o tempo todo, demonstrando considerável interesse em aprender as diferenças de sintomas das arboviroses. A atividade contou com a participação da enfermeira Patrícia, do Médico de Família Martins Torres.





Finalizando as ações, o IEC realizou com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Memória, no Cubango, o Projeto Brigada Antidengue.  O objetivo foi facilitar o entendimento dos estudantes a respeito do papel de cada um no combate ao Aedes aegypti no ambiente de convívio.  Para isso, os agentes Hugo Costa, Jonas Queiróz, Rodolfo Teixeira e Rogério Tavares desenvolveram atividades teóricas e práticas, incluindo explanação, confecção de mapa de risco e vistoria da própria escola.











Nenhum comentário:

Postar um comentário