sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Educação em Saúde realiza palestra sobre arboviroses no CRAS Cubango

 


Com o objetivo de informar, discutir e esclarecer sobre arboviroses, seus riscos, prevenção e tratamento, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) realizou uma palestra para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cubango no dia 21 de janeiro.

A ação educativa foi conduzida pelas agentes Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro, que desenvolveram um bate-papo interativo e distribuíram material informativo. Durante a palestra, foram abordados os seguintes tópicos:

- Principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya.

- Sintomas dessas doenças: febre, dores no corpo, manchas na pele, entre outros.

- Medidas de prevenção: eliminação de criadouros do mosquito, uso de repelentes, e cuidados com a água parada.

- Combate aos possíveis criadouros do vetor: dicas práticas para evitar a proliferação do Aedes aegypti no ambiente domiciliar e comunitário.

O público presente mostrou-se bastante atencioso e participativo, interagindo com perguntas e comentários. Embora o tema principal da palestra tenha sido arboviroses, surgiram diversas dúvidas e até reclamações sobre a presença de roedores na região.

A equipe do IEC reforçou a importância do protagonismo dos moradores na eliminação de focos do mosquito e na promoção de um ambiente mais saudável para todos.







terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Arboviroses é tema de sala de espera no Médico de Família Martins Torres

 


Na última sexta-feira (17/01), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou atividade de sala de espera sobre arboviroses para o Grupo da Longevidade do Médico de Família Martins Torres, em Santa Rosa.

A ação educativa em saúde teve o objetivo de alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses e a importância da prevenção, destacando as doenças dengue, zika e chikungunya.

A equipe do IEC, representada por Leila Neves e Lílian Barcellos, desenvolveu bate-papo interativo, informando e orientando as pessoas que aguardavam atendimento sobre quais medidas são necessárias para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (principal transmissor dos vírus causadores de arboviroses no país) no ambiente domiciliar e demais de convívio.

Após a explanação, quando se ressaltou a importância do protagonismo do morador em eliminar possíveis focos de Aedes aegypti na própria residência, alguns participantes perguntaram sobre as formas de transmissão das arboviroses, especialmente a Dengue.

Segundo a palestrante Leila, o público interagiu muito bem, tornando o momento produtivo e satisfatório.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Educação em Saúde realiza palestra sobre arbovirose na Policlínica Sérgio Arouca

 

Nesta terça-feira (07/01), a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou palestra sobre arboviroses para o grupo de tabagismo da Policlínica Regional Sérgio Arouca, bairro Vital Brazil. 

Com o objetivo de alertar os usuários sobre os perigos à saúde e a importância da prevenção, a atividade teve como pauta os seguintes tópicos: arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.

Após um bate-papo interativo, as agentes Leila Neves e Lílian Barcellos sugeriram que cada participante reservasse 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, causador das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

As palestrantes ressaltaram que é fundamental, para o controle da doença, descartar objetos desnecessários que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito.

Os usuários participaram muito bem, com várias perguntas, especialmente sobre a vacina da dengue e como eliminar criadouros das caixas d'água.