quinta-feira, 25 de junho de 2026

CCZ realiza palestra sobre higiene e prevenção de doenças na UBS Largo da Batalha


Nesta segunda-feira, dia 22/06, na Unidade Básica de Saúde do Largo da Batalha, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou uma palestra sobre higiene pessoal e pediculose voltada para as gestantes do Programa Escola da Família, algumas delas também mães de crianças maiores que frequentam escola.

Durante o encontro, as agentes Jorgete Melo e Patrícia de Oliveria destacaram a importância da limpeza e organização do ambiente como ferramentas eficazes na prevenção de diversas doenças. Reforçaram que o autocuidado e a atenção à higiene pessoal contribuem diretamente para o bem-estar e para a promoção da saúde.

O grupo mostrou-se bastante participativo, trazendo dúvidas principalmente sobre formas de combater os piolhos e prevenir a escabiose. Todas as questões foram esclarecidas, proporcionando maior segurança e confiança às participantes.



CCZ dá início ao Projeto Ligados em Saúde no CIEP 450

 


No dia 18 de junho, no CIEP 450 – Emiliano Di Cavalcanti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) –, deu início ao Projeto Ligados em Saúde com a turma multiplicadora 801, da professora de Ciências Kamilla Aguiar.

O tema escolhido para abrir o projeto foi Saúde Ambiental, oferecendo um panorama inicial do que será abordado ao longo das próximas etapas. Durante a apresentação sobre a importância da limpeza e da organização dos ambientes para prevenir pragas urbanas e, consequentemente, doenças, as agentes Adriana Heizer, Jorgete Melo e Patrícia de Oliveria perceberam que os alunos já tinham familiaridade com o assunto, graças ao trabalho prévio da professora Kamilla. Isso possibilitou aprofundar ainda mais a discussão.

As palestrantes enfatizaram que ambientes iluminados pela luz natural, com ventilação cruzada e livres de excesso de objetos não despertam o interesse de vetores transmissores de diversas doenças. Além disso, favorecem tanto a saúde física quanto o bem-estar mental, já que espaços organizados promovem clareza e reduzem o estresse.

A próxima atividade já está marcada: no dia 02 de julho realizarão uma palestra sobre arboviroses, dando continuidade ao projeto e fortalecendo o papel da educação em saúde no ambiente escolar.












Saúde Ambiental no CRAS Badu: prevenção começa em casa

 


No dia 17 de junho, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Badu, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) –, realizou palestras sobre saúde ambiental voltadas para os usuários que participavam da inscrição do CadÚnico.

A atividade teve início com a apresentação da importância dos cuidados diários para evitar a presença de vetores em nossas casas. As agentes Adriana Heizer, Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira destacaram a necessidade de eliminar os chamados 4 A’sAbrigo, Acesso, Água e Alimentos — como forma de prevenir o 5º A: Atratividade, responsável pela proliferação de pragas urbanas e pelo surgimento de doenças. Manter os 4 A’s sob controle é uma das principais barreiras preventivas contra arboviroses (como dengue, zika e chikungunya) e zoonoses.

O público presente demonstrou grande interesse pelo tema, participando ativamente das discussões e reforçando a relevância de ações educativas que aproximam a comunidade das práticas de prevenção em saúde.






terça-feira, 23 de junho de 2026

Saúde Ambiental em Foco: capacitação dos garis de Icaraí

No dia 11 de junho de 2026, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma importante ação educativa no Distrito de Limpeza Urbana 04 da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), bairro Icaraí.

A palestra intitulada “Saúde Ambiental: desafios e soluções para o controle de arboviroses e roedores na rotina da limpeza urbana” teve como objetivo capacitar os garis para compreender melhor os riscos ambientais e de saúde relacionados às arboviroses — como dengue, zika e chikungunya — e à proliferação de roedores. Além disso, foram apresentadas soluções práticas de prevenção e controle aplicáveis diretamente na rotina da limpeza urbana.

Objetivos específicos da ação:

  • Demonstrar como o trabalho de limpeza urbana impacta na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos e roedores.
  • Orientar os garis sobre medidas simples e eficazes para reduzir criadouros de mosquitos e focos de roedores.
  • Reforçar a importância do papel dos garis na manutenção da saúde pública e da qualidade de vida da população de Niterói.
  • Alinhar a rotina de limpeza urbana às estratégias municipais de combate às arboviroses e zoonoses.

A atividade foi conduzida pelas agentes Daniele Caviare, Leila Neves e Lílian Barcelos em formato de bate-papo interativo, com apoio de slides e vídeos. Entre os temas abordados estavam:

  • Importância do trabalho dos garis para a saúde ambiental.
  • Combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
  • Prevenção e cuidados relacionados aos roedores.
  • Raiva e acidentes com animais.
  • Controle do caracol gigante africano (Achatina fulica).

Os garis participaram de forma bastante ativa, demonstrando grande interesse nas discussões.

A iniciativa reforça que o trabalho da limpeza urbana vai muito além da estética da cidade: trata-se de uma questão de bem-estar coletivo e prevenção de doenças.

Com ações como essa, a CLIN e o CCZ reafirmam seu compromisso em transformar conhecimento em prática, fortalecendo a limpeza urbana como parte fundamental da estratégia de combate às arboviroses e zoonoses.




Palestra para Garis em Rio do Ouro: Saúde Ambiental e Prevenção de Arboviroses promovida pelo CCZ

 


No dia 16 de junho de 2026, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma importante ação educativa no Distrito de Limpeza Urbana 10 da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), bairro Rio do Ouro.

A palestra intitulada “Saúde Ambiental: desafios e soluções para o controle de arboviroses e roedores na rotina da limpeza urbana” teve como objetivo capacitar os garis para compreender melhor os riscos ambientais e de saúde relacionados às arboviroses — como dengue, zika e chikungunya — e à proliferação de roedores. Além disso, foram apresentadas soluções práticas de prevenção e controle aplicáveis diretamente na rotina da limpeza urbana.

Objetivos específicos da ação:

  • Demonstrar como o trabalho de limpeza urbana impacta na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos e roedores.
  • Orientar os garis sobre medidas simples e eficazes para reduzir criadouros de mosquitos e focos de roedores.
  • Reforçar a importância do papel dos garis na manutenção da saúde pública e da qualidade de vida da população de Niterói.
  • Alinhar a rotina de limpeza urbana às estratégias municipais de combate às arboviroses e zoonoses.

A atividade foi conduzida pelos agentes Adriana Heizer e Delcir Vieira, em formato de bate-papo interativo, com apoio de slides e vídeos. Entre os temas abordados estavam:

  • Importância do trabalho dos garis para a saúde ambiental.
  • Combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
  • Prevenção e cuidados relacionados aos roedores.
  • Raiva e acidentes com animais.
  • Controle do caracol gigante africano (Achatina fulica).

Os garis participaram de maneira muito ativa, demonstrando grande interesse nas discussões. Entre as principais dúvidas levantadas, destacou-se o tema dos morcegos.

A iniciativa reforça que o trabalho da limpeza urbana vai muito além da estética da cidade: trata-se de uma questão de bem-estar coletivo e prevenção de doenças.

Com ações como essa, a CLIN e o CCZ reafirmam seu compromisso em transformar conhecimento em prática, fortalecendo a limpeza urbana como parte fundamental da estratégia de combate às arboviroses e zoonoses.


sexta-feira, 12 de junho de 2026

Gestantes do Programa Escola da Família recebem palestra sobre Esporotricose

 


No dia 02/06, no Módulo Médico de Família do Matapaca, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), atendeu ao convite da enfermeira responsável técnica Luciana Lima e realizou uma palestra sobre esporotricose para o grupo de gestantes do Programa Escola da Família.

Durante o encontro, as agentes Adriana Heizer, Jorgete Melo e Patrícia de Oliveira apresentaram:

  • A definição da doença e seus principais sintomas.
  • Formas de prevenção e locais de referência para buscar ajuda, tanto para animais quanto para humanos.
  • Orientações práticas, como o uso de luvas e calçados ao manusear terra e plantas, além da atenção ao convívio com gatos doentes ou de rua, que podem ser transmissores do fungo.

🔎 Ao final, reforçaram a importância de procurar imediatamente uma unidade de saúde diante do surgimento de feridas na pele que não cicatrizam após exposição suspeita. O tratamento antifúngico durante a gestação é delicado devido aos riscos ao feto, tornando o diagnóstico precoce essencial.

As gestantes participaram de forma ativa, demonstrando grande interesse. A maioria desconhecia a doença e quase todas relataram conviver com gatos, o que tornou a discussão ainda mais relevante.





Roda de Conversa sobre Higiene Pessoal para Alunos da Escola Felisberto de Carvalho

 


No dia 02/06, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), esteve na Escola Municipal Felisberto de Carvalho, bairro Badu, atendendo ao convite da diretora adjunta Renata Brito, para realizar uma roda de conversa com os alunos do 5º ano do ensino fundamental sobre a importância da higiene pessoal na promoção da saúde.

O encontro começou com a apresentação das principais transformações que ocorrem na adolescência, como alterações hormonais, surgimento de pelos e odores corporais, ressaltando a necessidade de cuidados redobrados com a higiene pessoal e ambiental nessa fase.

Após a discussão, os alunos receberam uma folha colorida para escrever dúvidas de forma anônima e depositá-las em uma caixa colocada no centro da roda. A professora Priscila Romes apoiou a iniciativa, incentivando a participação ativa dos estudantes. Ficou acordado que haverá um novo encontro para responder às questões levantadas.

Na parte da tarde, embora não tenha sido possível atender os alunos do 5º ano, foi realizada uma palestra para o 4º ano. Os estudantes participaram com entusiasmo e aproveitaram a oportunidade para esclarecer diversas dúvidas. A atividade foi encerrada após todas as questões serem discutidas e respondidas.

Dúvidas das meninas:

1 - Como limpar o xixi do gato no sofá e no colchão?

2 - É necessário limpar as unhas todos os dias?

3 - Como lavar o cabelo corretamente e quantas vezes na semana?

4 - Como deve ser a higiene íntima da menina menstruada?

5 - Como cuidar da pele do rosto corretamente?

6 - Como lavar roupas, especialmente as íntimas?

 

Dúvidas dos meninos:

1 - Quantas vezes devemos escovar os dentes?

2 - Tem que tomar banho durante quantos minutos?