sábado, 22 de junho de 2024

Alunos da UMEI Gabriela Mistral participam de contação de história sobre pediculose


Alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil Gabriela Mistral, em Pendotiba, participaram de atividade de contação de história sobre o tema Pediculose promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), no dia 11 de junho.

A ação educativa em saúde teve o objetivo de ensinar as crianças a reconhecerem os sinais de pediculose, como coceira no couro cabeludo, e a importância de buscar tratamento adequado. Além disso, reforçar a importância de manter os cabelos limpos, usar pentes e escovas individuais e evitar compartilhar objetos pessoais.  E mais: desmistificar o tema, para que as crianças não se sintam envergonhadas caso enfrentem a infestação.

A contação de história “O que a Nina vai aprontar?” (texto do site Fiocruz/Museu da Vida) se propôs a despertar nas crianças a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas em relação ao assunto proposto de maneira lúdica e divertida.  

Segundo a palestrante Patrícia de Oliveira, a história foi muito bem aceita pelos alunos. “As crianças participaram ativamente. Antes de contar a história que foi projetada no slide show, apresentei alguns objetos de uso pessoal para desafiá-los a descobrirem do que a história se tratava. As pistas eram objetos de uso pessoal e coletivo, como presilha/ laço de cabelo, boné, escova, capacete, fronha e lençol, além de dois bonecos que representam um menino e uma menina. A intenção foi despertar nas crianças a consciência que não devemos compartilhar objetos de uso pessoal para evitar pegar piolhos. Muitas crianças relataram que estavam sofrendo de pediculose. Professores e direção apoiaram a iniciativa.”








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.