sábado, 22 de junho de 2024

Promovendo Saúde: CCZ Engaja Alunos do Colégio Leopoldo Fróes no Projeto Saúde na Escola 🌟




O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) recentemente participou do Projeto Saúde na Escola. A convite da coordenadora multidisciplinar da Policlínica Regional do Largo da Batalha, Andréa Bittencourt, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ esteve presente no Colégio Estadual Leopoldo Fróes, localizado no bairro Largo da Batalha, no dia 04 de junho. Durante o evento, o IEC abordou o tema da higiene pessoal, enquanto a PRLB focou na higiene bucal, especificamente na limpeza correta dos dentes e da boca.

Com o objetivo de atender aos alunos do ensino médio que buscam conquistar o primeiro emprego ou vagas para estágios no Projeto Jovem Aprendiz, a agente Patrícia de Oliveira (IEC) falou sobre os cuidados diários necessários para manter hábitos de higiene pessoal. Ela abordou tópicos como banho diário, vestimentas e calçados limpos, higienização das mãos, cuidados com o cabelo e organização dos espaços construídos. Durante sua apresentação, Patrícia também destacou a importância de manter as gavetas arrumadas, enfatizando que a organização da casa reflete aspectos da vida, comportamento e emoções.

A dentista Claudia Almeida abordou a higiene bucal, enfatizando a escovação correta e o uso do fio dental. Ela conscientizou os alunos sobre os malefícios do consumo diário de alimentos ricos em açúcar, entre outras informações relevantes.

Segundo Patrícia, os alunos demonstraram grande interesse nos assuntos abordados. As palestras despertaram neles a vontade de aprender a higienizar corretamente os dentes, promovendo uma boa saúde bucal e estética. Eles compreenderam que bons hábitos de higiene pessoal e ambiental são fundamentais para conquistar uma saúde integral e, consequentemente, oportunidades de emprego.


Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!
(Fonte:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1726-saudenaescola-decreto6286-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192)











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.