segunda-feira, 10 de junho de 2024

Educação em Saúde realiza ação educativa sobre higiene pessoal no CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti


 


No dia 29 de maio, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou ação educativa sobre higiene pessoal CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti, no bairro Badu, em atendimento ao convite da coordenadora pedagógica Nathalia Caride.

A ação foi direcionada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental que participam do Projeto De Olho na Carreira, voltado para o desenvolvimento pessoal, conhecimento profissional e do mercado de trabalho. O projeto se propõe a mostrar aos estudantes como se preparar para a futura entrada no mercado de trabalho.

Além de informar, teve como objetivo engajar os jovens na adoção de práticas saudáveis de higiene que beneficiarão a eles próprios e à comunidade escolar como um todo.  A atividade buscou:

Diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema, para entender suas noções e práticas atuais;

•  Discutir a importância dos hábitos de higiene para a saúde individual e coletiva, enfatizando como esses hábitos podem prevenir doenças;

•  Debater o papel da higiene pessoal no convívio social, abordando questões como bullying e preconceito que podem surgir em decorrência da falta de higiene;

•  Estimular a independência dos alunos para manter sua própria higiene pessoal, desenvolvendo habilidades para cuidar de si mesmos;

•  Refletir sobre as ações diárias relacionadas à saúde e higiene, promovendo a conscientização sobre a importância desses hábitos no dia a dia.

A agente Patrícia de Oliveira conduziu o debate através de bate-papo interativo e exibição de slide-show abordando os seguintes tópicos: conceito de higiene; higiene pessoal e ambiental; cuidados com pele, cabelo e boca; lavagem das mãos; como a autoimagem positiva do adolescente pode ser afetada pela higiene pessoal.

“Realizar essa atividade foi uma experiência gratificante. Os estudantes envolvidos no projeto demonstraram um interesse notável e uma educação exemplar, além de uma disposição para adotar práticas saudáveis. Eles já entenderam que manter uma boa apresentação pessoal — que abrange desde a higiene corporal e capilar até o cuidado com as vestimentas — é fundamental para a empregabilidade no futuro.  Também exploramos a importância da saúde ambiental, discutindo como ela é uma ferramenta vital na prevenção de uma variedade de doenças e na manutenção de espaços limpos e bem organizados. Essas práticas são essenciais não apenas para evitar o estresse, mas também para estimular um ambiente propício à produtividade”, explicou Patrícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.