Criado em 13/07/2020 - Atualizado em 08/02/2024
Tungíase é uma parasitose causada por fêmeas grávidas de uma espécie de pulga, Tunga penetrans, que habita o solo de zonas arenosas. A contaminação ocorre quando o paciente pisa neste solo sem proteção nos seus pés. A fêmea grávida penetra na pele humana com a sua cabeça e libera seus ovos para o exterior.
https://radiologiapatologicablog.wordpress.com/2019/04/22/o-que-e-tungiase/
A maioria das lesões de tungíase aparece nos pés, por isso o parasita ser popularmente conhecido como "bicho de pé" ou "bicho de porco". Em alguns casos, há lesões também nas mãos. Podem ser únicas ou, em algumas vezes, bastante numerosas, dependendo da infestação do solo. A lesão surge como uma pequena pápula marrom escura com um halo fino e claro ao seu redor. Pode causar dor ou coceira e ocorrer infecção secundária e até abscessos no local.
https://radiologiapatologicablog.wordpress.com/2019/04/22/o-que-e-tungiase/
O diagnóstico é geralmente clínico, ajudado pela história de contato do paciente com solos provavelmente contaminados. Deve ser feito o diagnóstico diferencial com verrugas virais, pois o tratamento é bem diferente nestas duas dermatoses.
O tratamento é a extração manual do parasito. A prevenção consiste basicamente em evitar contato com solo contaminado e usar sapatos. Medidas sanitárias para a descontaminação do local infestado também devem ser adotadas.
(https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/tungiase/35/)
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.