terça-feira, 10 de dezembro de 2019

CCZ realiza ação para o controle da tungíase (bicho do pé) em Santa Rosa




Na última terça-feira (3/12), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) realizou ação de combate à tungíase (bicho do pé) na localidade da Martins Torres, em Santa Rosa.

Agentes do Serviço de Controle de Vetores lotados na equipe de Ponto Estratégico trabalharam na desinfecção dos solos borrifando produto apropriado ao combate à tunga nas áreas afetadas e coletaram areias em vários pontos para análise em laboratório.  A seleção do local foi baseada em denúncias de que moradores estão com a doença.

O objetivo é reduzir a prevalência do inseto nas áreas identificadas através do controle químico, contribuindo, por consequência, para a diminuição da tungíase na população.








Tungíase

Tungíase é uma parasitose causada por fêmeas grávidas de uma espécie de pulga, Tunga penetrans, que habita o solo de zonas arenosas. A contaminação ocorre quando o paciente pisa neste solo sem proteção nos seus pés. A fêmea grávida penetra na pele humana com a sua cabeça e libera seus ovos para o exterior.


https://radiologiapatologicablog.wordpress.com/2019/04/22/o-que-e-tungiase/


A maioria das lesões de tungíase aparece nos pés, e em alguns casos, nas mãos. Podem ser únicas ou, em algumas vezes, bastante numerosas, dependendo da infestação do solo. A lesão surge como uma pequena pápula marrom escura com um halo fino e claro ao seu redor. Pode causar dor ou coceira e ocorrer infecção secundária e até abscessos no local. 


https://radiologiapatologicablog.wordpress.com/2019/04/22/o-que-e-tungiase/


O diagnóstico é geralmente clínico, ajudado pela história de contato do paciente com solos provavelmente contaminados. Deve ser feito o diagnóstico diferencial com verrugas virais, pois o tratamento é bem diferente nestas duas dermatoses.

O tratamento é a extração manual do parasito.  A prevenção consiste basicamente em evitar contato com solo contaminado e usar sapatos. Medidas sanitárias para a descontaminação do local infestado também devem ser adotadas. (https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/tungiase/35/)


Veja também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário