sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Arboviroses e esporotricose são temas de palestra promovida pelo CCZ na Policlínica do Largo da Batalha




O Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – promoveu palestra sobre arboviroses e esporotricose na Policlínica Regional do Largo da Batalha. 

O objetivo foi alertar o grupo de idosos acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e pela zoonose esporotricose, sensibilizando-os quanto à importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar e de convívio. 

A ação educativa em saúde foi desenvolvida em 25 de novembro pelos agentes Delcir Vieira e  Patrícia de Oliveira por meio de bate papo interativo, e abordou os seguintes tópicos:  arboviroses – sintomas, a importância da vacinação contra a febre amarela, a desmistificação da questão equivocada da relação dos macacos com a transmissão direta da febre amarela em humanos, características dos mosquitos transmissores, principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor comum (Aedes aegypti); esporotricose – a doença, contágio, o papel dos felinos na epidemiologia da esporotricose como potenciais transmissores do fungo aos seres humanos, sintomas nos animais e humanos, o controle.

“O grupo era composto, na sua maioria, por senhoras responsáveis pela limpeza e organização das suas casas;  e algumas têm animais domésticos, como gatos. Orientamos sobre a doença esporotricose e também ressaltamos importância de se manter quintais sem excessos de objetos, apenas com elementos necessários e com os devidos cuidados para não se tornarem criadouros de Aedes. Quantos os animais domésticos, realizamos um breve informe sobre guarda responsável, a importância da castração e divulgamos o Centro de Castração do CCZ  e a Unidade de Diagnóstico em Esporotricose Animal do município”, disse Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.