quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Nota Técnica: Alerta Epidemiológico para a situação da Raiva no estado do Rio de Janeiro e no município de Niterói (dezembro de 2022)


DEFINIÇÃO

A raiva é uma doença viral com caráter zoonótico gravíssima, que cursa com encefalite aguda progressiva e tem letalidade de aproximadamente 100%.


RESERVATÓRIOS

Apenas os mamíferos são suscetíveis e podem transmitir a raiva.

Nas áreas urbanas, o cão e o gato sempre foram os principais reservatórios, mas vem ocorrendo uma mudança epidemiológica importante, com os morcegos crescendo em importância, inclusive em Niterói.

Além disso, diversos outros animais silvestres podem ter importância epidemiológica, como gambás e saguis, por exemplo.


TRANSMISSÃO

É transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva de mamíferos infectados principalmente pela mordedura, mas também, com menor frequência, pela arranhadura e lambedura.


PERÍODO DE INCUBAÇÃO

- Humanos: em média 45 dias (podendo ser menor em crianças).

- Cães e gatos: 40 a 120 dias.

- Morcegos: não há informação precisa (desconhecido).


PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE

Só é bem definido em cães e gatos. Nesses animais o vírus começa a ser eliminado na saliva 2 a 5 dias antes de aparecerem os primeiros sinais clínicos e continua a ser eliminado enquanto os animais estiverem vivos.

Como os animais acometidos morrem, em média, 5 a 7 dias após o início dos sinais clínicos, o período de transmissibilidade é em torno de 7 a 12 dias.

No caso de animais silvestres, o período de transmissibilidade não é bem conhecido, mas sabe-se que os morcegos podem albergar o vírus assintomaticamente por longos períodos.


Para acessar o documento, clique aqui:

https://drive.google.com/file/d/1w9Qo30xp38hqqSDoQXhzlZ4dC8JuTFw9/view?usp=share_link



Nenhum comentário:

Postar um comentário