terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE ZOONOSES

 



A notificação compulsória de zoonoses por veterinários desempenha um papel vital na proteção da saúde pública e no planejamento de estratégias eficazes de prevenção e controle de doenças transmitidas de animais para humanos. 

Ao relatar casos suspeitos de zoonoses, os veterinários contribuem para a detecção precoce de surtos e epidemias, permitindo uma resposta rápida e eficiente das autoridades de saúde. 

Essa prática fornece dados epidemiológicos essenciais, incluindo a incidência e a distribuição geográfica das zoonoses, permitindo a identificação de áreas de risco e a implementação de medidas direcionadas, como vacinação, controle de vetores e educação pública sobre higiene e manejo de animais. 

Além disso, a notificação compulsória permite monitorar a eficácia das intervenções adotadas e promove a colaboração entre profissionais de saúde humana e veterinária, facilitando uma abordagem interdisciplinar no combate às zoonoses. 

Em suma, essa prática é fundamental para reduzir o impacto das zoonoses na sociedade, protegendo tanto a saúde humana quanto a animal.

Em Niterói, a notificação compulsória de zoonoses é feita pelo e-mail  notificacczniteroi@gmail.com

Contudo, visando ter mais um canal para o médico veterinário notificar as doenças de notificação compulsória, o CCZ disponibiliza também formulários de notificação compulsória para zoonoses. Com isso, além do veterinário cumprir uma obrigação legal, está colaborando para que o Poder Público possa monitorar a ocorrência das doenças no município e desenvolver ações de prevenção e controle.  Os formulários podem ser acessados pelo links ou QR Codes correspondentes, a seguir:


Formulário de Notificação Compulsória - Esporotricose

Para acessar o formulário, clique no link:

ou

Aponte sua câmera para o QR Code:





Formulário de Notificação Compulsória - Leishmaniose Visceral

Para acessar o formulário, clique no link:

ou

Aponte sua câmera para o QR Code:





Formulário de Notificação Compulsória - 
Outras doenças

Para acessar o formulário, clique no link:

ou

Aponte sua câmera para o QR Code:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.