terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Grupo de Idosos da Policlínica do Largo da Batalha recebe ação educativa sobre arboviroses

 


O Centro de Controle de Zoonoses – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre saúde arboviroses na Policlínica Regional do Largo da Batalha em atendimento à solicitação da coordenadora multiprofissional Andréa Bittencourt.

O objetivo foi alertar o grupo de idosos coordenados pela assistente social Teresita Chávez acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), sensibilizando-os quanto à importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar e de convívio. 

A ação educativa em saúde foi desenvolvida em 06 de fevereiro pela agente Patrícia de Oliveira (IEC), que abordou os seguintes tópicos:  conceito de arboviroses; características dos mosquitos transmissores; doenças relacionadas e seus sintomas; principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor comum (Aedes aegypti). 

A palestrante conduziu a atividade com bate-papo interativo no intuito de estimular o grupo a esclarecer dúvidas recorrentes e desconstruir hábitos inadequados que favorecem a presença do vetor Aedes aegypti, transmissor de arboviroses. Alguns idosos relataram que encontram resistência por parte de membros da família quando eliminam objetos desnecessários que favorecem a presença do vetor.  Ao final, Patrícia compartilhou dicas importantes sobre como cuidar do quintal corretamente, deixando-o mais limpo e organizado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.