terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Agentes Comunitários de Saúde do Médico de Família do Atalaia recebem palestra sobre roedores

 


Na última semana (15/02), o Centro de Controle de Zoonoses, através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma palestra sobre roedores para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família Salvador Allende, no bairro Atalaia. 

O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente de trabalho e domiciliar, evitando doenças relacionadas a esses vetores, especialmente a leptospirose. Além de informar, a atividade teve como propósito também instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade.

Hugo Costa, Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro conduziram o trabalho com bate-papo interativo, exibição de slide-show e distribuição de folder eletrônico. Em pauta, os tópicos: espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, leptospirose e prevenção.

A troca de informações foi intensa e o fato de um dos palestrantes residir em área próxima contribuiu para que os casos relatados pelos participantes fossem compreendidos com maior clareza de detalhes. Os ACSs perguntaram bastante, especialmente sobre raticidas, funcionamento das colônias de ratos, desratização, limpeza de terrenos baldios para evitar a presença de roedores e serviços oferecidos pelo CCZ aos niteroienses. 

A equipe do IEC avaliou a atividade como muito propositiva e satisfatória e, segundo Hugo, vai levar à chefia do CCZ as demandas levantadas pelos agentes comunitários a fim de se desenvolver mais ações na comunidade de modo a minimizar os problemas de roedores e lixo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.