quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Comunidade do Souza Soares recebe mutirão contra o Aedes aegypti!



Nesta terça-feira, (27/02) a Prefeitura de Niterói teve uma importante ação de prevenção à dengue na Comunidade do Souza Soares. Foram visitados diversos imóveis pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue.

Apesar de Niterói ter a menor taxa de incidência da dengue do estado, estamos intensificando as ações contra o Aedes aegypti. Os mutirões envolvendo diferentes secretarias e com o apoio das associações de moradores são fundamentais nessa ampliação das medidas de prevenção e combate ao mosquito.

Os agentes do CCZ percorrem a região vistoriando casas, comércios e ruas para identificar possíveis criadouros do mosquito e eliminá-los. Além do combate, a equipe também realizou ação educativa, orientando os moradores sobre a importância de evitar água parada e sobre as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti. Também foram instaladas telas em caixas d'água destampadas, que podem se tornar importantes criadouros do mosquito. Equipes da Clin realizaram a remoção de entulhos e inservíveis, que também são suscetíveis a tornarem-se focos de mosquitos.

Além do combate ao mosquito, outra estratégia para enfrentar a dengue é o método Wolbachia, uma parceria com a Fiocruz e a WMP Brasil. A Wolbachia é um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes Aegypti. Uma vez inserida artificialmente em ovos de Aedes Aegypti, a capacidade de o mosquito transmitir os vírus fica reduzida.

Faça a sua parte: evite deixar água parada. Vamos juntos contra a dengue!


Fonte:  Prefeitura de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.