sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Arboviroses é tema de sala de espera no Médico de Família do Badu

 



O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou atividade de sala de espera sobre arboviroses no Médico de Família Professor Doutor Barros Terra, no bairro Badu.

A ação educativa em saúde ocorreu no dia 5 de fevereiro e teve o objetivo de alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses e a importância da prevenção, destacando as doenças dengue, zika e chikungunya.

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu bate-papo interativo, informando e orientando as pessoas que aguardavam atendimento sobre quais medidas são necessárias para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (principal transmissor dos vírus causadores de arboviroses no país) no ambiente domiciliar e demais de convívio.

O tema foi abordado também no grupo de dores crônicas, coordenado pelos profissionais Tatiane Vidal, terapeuta ocupacional, e Erika Amaral, pediatra. Destacou-se informações sobre a chikungunya, arbovirose que tem como consequências dores crônicas e articulares. Na oportunidade, a equipe do IEC buscou despertar o interesse do grupo em eliminar objetos desnecessários em suas residências para evitar a presença de animais sinantrópicos e do mosquito Aedes aegypti.

Após a explanação, quando se ressaltou a importância do protagonismo do morador na sua residência em eliminar possíveis focos de Aedes aegypti, um usuário relatou que, após sobreviver à dengue hemorrágica, plantou citronela em seu quintal para agir como repelente de mosquitos.

Segundo a palestrante Patrícia, a atividade contou com um público interessado e participativo, tornando o momento produtivo e satisfatório.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.