quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

CCZ participa de mutirão contra a dengue na Ilha da Conceição

 


Nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) participou de um mutirão contra a dengue na comunidade do Morro do MIC, no bairro Ilha da Conceição.

Essa ação, promovida pela Secretaria Municipal de Governo em conjunto com a Administração Regional da Ilha da Conceição, contou com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Participação Social (SEMPAS) e da Associação de Moradores da Ilha da Conceição (Amic). O objetivo principal foi combater potenciais focos do mosquito Aedes aegypti na região.

Os agentes do Serviço de Controle de Vetores do CCZ desempenharam um papel fundamental nessa iniciativa, percorrendo minuciosamente as ruas e canteiros, em busca de possíveis criadouros do mosquito. Quando identificados, esses focos foram tratados com larvicida e inseticida, visando interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti.

Além disso, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ esteve presente, realizando atividades educativas essenciais. Os moradores foram orientados sobre as principais medidas de prevenção das arboviroses transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya. Dúvidas foram esclarecidas, materiais informativos foram distribuídos e os serviços oferecidos pelo CCZ à população foram divulgados.  Se uniram à equipe na ação educativa os jovens do Programa Niterói Jovem EcoSocial, da SEMPAS, capacitados pelo IEC em janeiro, e os profissionais de saúde da Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição.

É importante ressaltar que essas ações não se limitam a um evento isolado, é parte de um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ, que realiza atividades preventivas ao longo de todo o ano. A mobilização da população é fundamental nesse processo de combate ao mosquito transmissor dessas doenças.

Nesse sentido, o CCZ reforça o apelo para que todos estejam engajados nessa luta pela saúde pública. Juntos, podemos combater efetivamente a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para toda a comunidade da Ilha da Conceição e de Niterói como um todo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.