sábado, 8 de junho de 2024

Educação em Saúde dá continuidade às ações educativas para o Projeto Ligados em Saúde

 


Dando continuidade às ações educativas para o Projeto Ligados em Saúde do CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti, no bairro Badu, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou palestra sobre roedores no dia 23 de maio na referida unidade de ensino.  A ação é uma parceria do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ e a professora de Ciências Rogéria Herminda.

Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gatos e cachorros. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.

O objetivo da ação educativa em saúde foi informar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a doença e o tratamento, e também sensibilizá-los quanto à importância da adoção de medidas preventivas no ambiente domiciliar. 

A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu a atividade por meio de bate papo interativo e apresentação de slide-show, abordando os seguintes tópicos:

•  O que é esporotricose;

•  Agente causador (fungo);

•  Transmissão;

•  Como o gato se contamina;

•  Como se contrai a doença do gato;

•  Prevenção;

•  Tratamento.

Durante o encontro, discutiu-se amplamente sobre a prevalência da esporotricose na comunidade, uma vez que muitos participantes são tutores de felinos e residem em áreas onde a doença é comum. A conversa se concentrou principalmente nas medidas preventivas para manter um ambiente saudável: limpeza, organização e, especialmente, a manutenção regular do jardim, como capinar e podar árvores, são essenciais para garantir a incidência solar e evitar a umidade que propicia o crescimento de fungos.

A professora Rogéria Herminda, conhecida protetora de animais, enfatizou a responsabilidade dos tutores no cuidado com seus gatos. A palestrante, na oportunidade, divulgou a iniciativa de fornecimento gratuito de Itraconazol, um medicamento essencial no tratamento da esporotricose felina, disponibilizado pelo Projeto UFF/CCZ nas Policlínicas Regionais de Niterói.

Patrícia encerrou a reunião falando brevemente a respeito da esporotricose em humanos, discutindo os sintomas e orientando onde procurar tratamento.

O próximo encontro será em 06/06, e o tema central será “Pombos” e os desafios que representam para a saúde pública.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.