Nesta quinta-feira (08/12), agentes comunitários de saúde do Programa Médico de Família de Niterói participaram do seminário “Atualização em Arboviroses” no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP), bairro Centro.
A ação educativa teve como objetivo propiciar aos profissionais aprimoramentos dos seus conhecimentos sobre as principais arboviroses de interesse em Saúde Pública no país atualmente – dengue, zika e chikungunya – e as questões que envolvem o controle do mosquito Aedes aegypti no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ministrada pelos profissionais Hugo Costa e Alberto Jucelino, ambos do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde – Centro de Controle de Zoonoses –, a atividade desenvolveu-se por meio de explanação temática, apresentação de slide-show e filmes, e distribuição de informativos. A coordenadora do IEC, Maria da Glória Moreira, abriu o evento colocando em pauta os questionamentos “Por que é as doenças persistem ? Qual é o papel de cada agente e de cada cidadão no processo de controle delas ?”
O palestrante Hugo Costa (IEC /CCZ) destaca a importância do seminário: “O deste ano foi muito importante porque tratou da temática das arboviroses, desse panorama atual da zika e da chikungunya no país, pois é fundamental passar para os agentes – aqueles que trabalham na ponta – as informações corretas. Muitas dúvidas foram esclarecidas, mitos foram quebrados. Achei muito bom, e a participação do público foi excelente.
Sessenta e cinco agentes comunitários formaram esta primeira turma. Unidades participantes: Atalaia, Badu, Cafubá I e II, Cantagalo, Engenho do Mato, Ilha da Conceição, Ititioca, Jurujuba, Maceió, Maravista, Martins Torres, Matapaca, Morro do Céu, Nova Brasília, Palácio, Sapê, Teixeira de Freitas, Várzea das Moças, Vila Ipiranga, Viradouro, Zilda Arns. A próxima turma será capacitada no dia 14/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.