segunda-feira, 9 de julho de 2018

CCZ capacita guardas municipais na Cidade da Ordem Pública de Niterói





O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – ministrou na manhã desta quinta-feira (05/07) a disciplina Principais Zoonoses, do módulo Biodiversidade e Conservação, no Curso de Meio Ambiente para a Guarda Municipal de Niterói.

A atividade ocorreu no auditório da Cidade da Ordem Pública, no Barreto, e contou com a participação de trinta e cinco guardas civis dos municípios de Niterói, Itaboraí, Saquarema, Rio Bonito, Rio das Ostras e Duque de Caxias.

A disciplina lecionada por Hugo Costa de Souza tem como conteúdo programático: 05/07/18 – Doenças de Circulação Ativa no Município e Arredores (Raiva, Esporotricose, Leptospirose, Fungos Pulmonares, Leishmanioses, Febre Amarela, Febre Maculosa, Malária, Toxoplasmose, Escabiose /Pediculose); e 19/07/18 – Doenças de Circulação no Município e Arredores com Risco de Emergência (Febre do Oeste do Nilo, Doença de Roedores Silvestres, Brucelose /Tuberculose, Teníase /Cisticercose, Larva Migrans, Berne e Bicheira, Psitacose).  O objetivo é compreender as principais zoonoses, suas etiologia, ecologia e epidemiologia assim como levantar reflexões sobre a dinâmica das doenças transmitidas por animais, seus fluxos e o papel da biodiversidade na saúde humana e silvestre. 

O público, formado em sua maioria por guardas que atuam na área de meio ambiente, participou ativamente, demonstrando considerável interesse, evidenciado nas expressões de atenção ao exposto pelo palestrante, nos questionamentos e nos posicionamentos em relação a algum tema.  As principais dúvidas e perguntas apresentadas foram sobre as doenças causadas pelos pombos e suas formas de contaminação, a relação do gato com a esporotricose, os sintomas da raiva, a soroterapia da raiva em humanos, as sequelas das pessoas que conseguiram sobreviver à raiva, o tempo de sobrevivência da bactéria leptospira interrogans no ambiente, e em quanto tempo uma pessoa que teve leptospirose pode voltar a doar sangue.

“As políticas de vacinação no país necessitam de maior eficiência. A vacinação deveria ser obrigatória, como em alguns lugares no exterior. Aqui muitas campanhas ocorrem mais quando a doença já está em surto”, opinou o guarda Luiz Souza em meio ao debate sobre a importância da vacinação para o controle das zoonoses.

O Curso de Meio Ambiente para a Guarda Municipal de Niterói teve início em 18 de junho e está previsto para encerrar em 10 de agosto, oferecendo o total de 286 horas/aula.  O programa apresenta cinco módulos teóricos, com o total de trinta disciplinas propostas, e visitações técnicas em instituições da área ambiental e unidades de conservação do município. Segundo a capitã Fabíola Ribeiro, uma das responsáveis pela iniciativa, o objetivo é capacitar e qualificar os guardas para atuação na área ambiental.

O incentivo à qualificação profissional é um princípio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP).  Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa, Major Francisco Lima Torres, Niterói enviará dez representantes ao Congresso Nacional de Guardas Municipais deste ano, que ocorrerá em outubro na cidade de Conde, Estado da Paraíba, e neste grupo estão inclusos todos os alunos que obtiveram a primeira colocação nos cursos do SEOP.  O Major Torres revelou ainda que Niterói sediará a edição do congresso em 2019.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.