Com o objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses e a importância da prevenção, destacando as doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) - realizou atividade de sala de espera sobre o tema Arboviroses no Médico de Família do Maceió.
A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliviera, desenvolveu bate-papo interativo, informando e orientando as pessoas que aguardavam atendimento sobre quais medidas são necessárias para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (principal transmissor dos vírus causadores dessas arboviroses no país) no ambiente domiciliar e demais de convívio. Os usuários dos serviços também receberam panfletos e revistinhas educativas. A atividade ocorreu em 04 de abril.
O público participou ativamente, interagiu com atenção dirigida e perguntas sobre o tema. “Muitos relataram que é necessário haver organização mais efetiva e manutenção mais frequente do ambiente domiciliar para que seja evitada a proliferação de mosquitos. Finalizamos informando que 80% dos criadouros são encontrados em residências e que juntos podemos impedir consideravelmente o ciclo de vida do Aedes aegypti”, contou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.