sexta-feira, 25 de março de 2022

Mães de alunos do Colégio Estadual Leopoldo Fróes participam de palestra sobre Covid-19



Mães de alunos do Colégio Estadual Leopoldo Fróes, em Pendotiba, participaram da palestra “A Escola e os Desafios com a Covid-19” promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), nas dependências da unidade escolar. 

A ação educativa em saúde ocorreu no dia 17/03 e teve o objetivo de compartilhar informações e dividir saberes – especialmente sobre a vacinação contra a Covid-19. 

O público-alvo era formado por mães de alunos que fazem parte do Mulheres Apoiando a Educação. O M.A.E. é um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e tem por objetivo trazer alunos de volta às salas de aula, tendo as mães como agentes auxiliadoras nessa ação.  Entre as principais atribuições dessas mulheres estão a busca ativa dos estudantes que não renovaram a matrícula, a orientação aos familiares dos estudantes quanto à importância da frequência nas aulas, e a avaliação do cumprimento das medidas sanitárias contra covid-19.

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira esclareceram a importância da prática dos muitos cuidados que exigem o esforço individual e coletivo. A equipe apresentou o protocolo municipal de segurança contra a Covid-19,  “Diretrizes para Sistema de Vigilância Escolar - Monitoramento do Retorno às Atividades da Educação de Niterói” e explanou sobre o retorno seguro às aulas presenciais, a vacinação contra a Covid-19 no município, locais de vacinação infantil e adulto, risco de transmissão da doença, atenção aos sintomas, locais de testagem em Niterói, cuidados com a saúde em tempos de pandemia, e fortalecimento do sistema imunológico infantil. Os profissionais também falaram sobre o decreto municipal nº 14.330/2022, artigo 1º, incisos I e II, que trata da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscara exclusivamente em locais abertos, incluindo os espaços abertos dos estabelecimentos educacionais.

“Conhecemos, através dessa troca de experiências, as dificuldades que esse grupo de mães enfrenta com alguns alunos, como: a resistência em usarem a máscara facial, e a recorrência de crise de ansiedade. As mães solicitaram apoio emocional para esses alunos que enfrentaram e ainda enfrentam sequelas da pandemia.  De maneira geral, todas apoiaram a iniciativa e solicitaram mais encontros como esse para aumentarem o conhecimento sobre diversas formas de prevenção a doenças”, contou Patrícia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.