segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

CCZ NAS COMUNIDADES inicia ações no Morro do Preventório


Na última quinta-feira (01/12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre esporotricose no Médico de Família Preventório II Calixto Garcia, bairro Charitas. 

A ação faz parte do projeto “CCZ NAS COMUNIDADES” que visa a realização de intervenções em várias comunidades carentes com o objetivo de detecção de fatores de risco que favoreçam a disseminação de zoonoses e doenças transmitidas por vetores nesses locais.

O objetivo foi informar os funcionários sobre a zoonose e instruí-los para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade.

Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.  

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pelos agentes Hugo Costa e Daniele Caviare através de bate papo interativo e exibição de slide-show, e abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.

Segundo Daniele, houve muito interesse por parte do público, pois este está preocupado com os índices da doença, especialmente entre animais errantes. “As principais dúvidas e questionamentos versavam sobre formas de contágio da esporotricose, diferença entre castração e esterilização, como está o processo de conseguir os medicamentos para usuários na rede pública, como identificar as lesões e se elas causam dor. Uma agente comunitária de saúde relatou que sua gata teve a doença e já tratou. A atividade foi bem positiva.  A temática tem causado muito interesse e preocupação, e o treinamento foi muito proveitoso, pois além de esclarecer sobre a doença, também divulgou serviços do CCZ e da COVIG (Coordenação de Vigilância em Saúde) que alguns funcionários não conheciam”, contou.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.