A visita dos estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) ao Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) foi além de um simples passeio técnico, transformando-se em uma jornada de aprendizado em saúde pública.
O CCZ de Niterói é responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do manejo de populações de animais domésticos (cães e gatos) e sinantrópicos (morcegos, pombos, roedores, entre outros).
No dia 14 de novembro, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ recebeu os alunos da UFF. No mini auditório, Maria da Glória Moreira, Cláudio Moreira e Devylson Campos ministraram uma palestra informativa sobre as atividades do órgão, sua missão e os serviços oferecidos à população. A apresentação abordou temas como epidemiologia, prevenção de doenças, vigilância sanitária, manejo de populações de animais, controle de animais sinantrópicos, o projeto Wolbachia em parceria com a Fiocruz, a campanha de vacinação antirrábica, entre outros.
Em seguida, os alunos realizaram um tour pelas instalações, conhecendo áreas como laboratório, sala de cirurgia e o setor operacional de controle de vetores. No Laboratório de Zoonoses (LABZO), aprenderam sobre a identificação de larvas e o Projeto Wolbachia, obtendo uma visão mais ampla das operações do centro.
Durante a visita, os estudantes foram incentivados a fazer perguntas e participar de discussões para aprofundar o entendimento sobre os temas abordados e o funcionamento do CCZ.
Maria da Glória destacou que a atividade foi excelente e que
os alunos apreciaram conhecer o CCZ e suas atividades, considerando a
experiência valiosa para a formação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.