Ensino Médio, em parceria com o CCZ/IEC, realizou o encerramento do Projeto Escola Sem Aedes, iniciado durante o 2º trimestre.
Alunos do Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro (CEPAR), em Pendotiba, realizaram no dia 11/10 a culminância do projeto ‘Escola Sem Aedes’ durante a Feira de Ciências e Tecnologia da instituição. O corpo docente e demais turmas estiveram presentes para prestigiar o trabalho realizado. O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – e a Fundação Oswaldo Cruz – por meio do Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil – parceiros nessa atividade, também participaram do evento.
Na Culminância, o primeiro ano foi a turma multiplicadora, sob supervisão das professoras de Biologia Elizabete Romito e Lícia Cristina Malavota Castello Branco. A turma realizou uma pesquisa com todos os alunos do Ensino Médio e, com as respostas obtidas, construiu um gráfico. O resultado impresso e verbal foi apresentado no estande da Fiocruz no evento. Perguntas do questionário aplicado: “Já adquiriu ARBOVIROSES? Quantas vezes?” e “Quais métodos utiliza para prevenção e erradicação do Aedes aegypti?”
O IEC atuou com estande onde os visitantes puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência. Além disso, a equipe composta pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira distribuiu material educativo, prestou orientações e reforçou informações sobre arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), enfatizando a prevenção ao vetor, o mosquito Aedes aegypti.
A equipe do Eliminar a Dengue: Desafio Brasil – formada pelos técnicos de engajamento comunitário Wesley Pimentel, Fernanda Lessa e Marcos Blanco – também desenvolveu atividade de estande educativo, onde expos maquetes e realizou palestra sobre o projeto científico, já iniciado em Niterói, que propõe o uso da bactéria Wolbachia para impedir a transmissão da dengue pelo mosquito Aedes aegypti. Acompanhando a atividade do grupo, a australiana Enrica Longo, diretora de relações externas no World Mosquito Program, programa internacional do qual o projeto faz parte.
Para chegar à culminância do projeto ‘Escola Sem Aedes, os alunos tiveram algumas atividades voltadas ao tema durante o ano, especialmente no segundo trimestre. Nesta ocasião, o CCZ /IEC realizou palestras nos turnos da manhã e noite – totalizando 09 apresentações e 478 participantes –, que incluíam a participação efetiva dos professores, e integrou reuniões estratégicas na unidade de ensino.
Projeto ‘Escola Sem Aedes’
O “Escola Sem Aedes” é um projeto da Secretaria Estadual de Educação e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e orientar os estudantes e toda comunidade escolar, para ações de prevenção e combate ao mosquito do gênero Aedes, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, para que todos contribuam para a eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquito. A proposta é que a ação protagonista dos estudantes, enquanto agentes multiplicadores na escola e na comunidade, seja capaz de fomentar a importância da responsabilidade individual e coletiva, como cidadãos colaborativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.