Encerrando as atividades de sala de espera desenvolvidas na Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para combate ao Aedes aegypti, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – realizou palestra sobre o tema Arboviroses no Médico de Família Eva Ramos, bairro Cantagalo, na última sexta-feira (27/10).
A Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para combate ao Aedes aegypti (23 a 27 de outubro) é uma campanha do governo federal que visa a alertar a população sobre a importância de combater o mosquito ainda antes do verão. O maior volume de chuvas do período facilita a reprodução do inseto.
A ação educativa deu-se por meio de bate papo interativo, nos moldes de palestra, e distribuição de panfletos. Os agentes Patrícia de Oliveira e Delcir Vieira falaram sobre as principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no país (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, características do inseto e principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.
Os participantes, usuários que aguardavam atendimento e funcionários, demonstraram interesse no assunto abordado e buscaram esclarecimentos de algumas dúvidas: “Contamos com a participação ativa de algumas senhoras que relataram que já adquiram a dengue hemorrágica. Houve também algumas denúncias sobre moradores da comunidade que favorecem a possibilidade de focos do Aedes aegypti”, avaliou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.