sábado, 9 de dezembro de 2017

Niterói participa do Dia D Nacional de Combate ao Aedes aegypti

   

O Dia D Nacional de Combate ao Aedes aegypti aconteceu nesta sexta-feira (08/12) e a Fundação Municipal de Saúde de Niterói realizou um mutirão de combate ao mosquito no bairro Maravista, na Região Oceânica. Cerca de 40 agentes de combate a endemias e profissionais do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde do órgão participaram da ação.

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitaram residências, comércios e escolas da região para identificar possíveis criadouros do mosquito e elimina-los.  Além disso, a população local tirou dúvidas e recebeu orientações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, além de medidas de prevenção necessárias para evitar a proliferação do vetor dentro de casa. Devido ao mau tempo, o trabalho precisou ser interrompido, mas será retomado na próxima segunda-feira (11/12).

“Por causa da chuva não conseguimos visitar todos os lugares que estavam na nossa programação aqui no bairro. Na segunda-feira vamos voltar e concluir a ação que está em nosso cronograma”, informou o chefe do Serviço de Controle de Vetores, Fernando Conceição.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelo Ministério da Saúde, Niterói tem apenas 0.9% de infestação de criadouros, o que indica baixo risco de surto da doença, patamar considerado satisfatório pela pasta. Porém, segundo a secretária de Saúde Maria Célia Vasconcellos, mesmo com o bom resultado, o município vai continuar intensificando as ações.

“Vamos seguir com nosso trabalho de rotina que é feito durante todo o ano com os agentes intersetoriais que fazem a fiscalização em todas as regiões do município, também manteremos os mutirões aos fins de semana em áreas que são mais propensas a proliferação do Aedes. Vamos estimular cada vez mais as pessoas a manterem suas residências livre de criadouros”, disse a secretária.

As temperaturas mais altas do verão e as chuvas frequentes oferecem condições ideais à proliferação do mosquito. A fêmea deposita seus ovos na parede interna dos reservatórios e estes podem durar até um ano. Assim que o ovo entra em contato com a água ele eclode e inicia o ciclo, que pode variar de 5 a 10 dias. O Aedes se prolifera em locais de água limpa e parada, por isso, é importante reforçar os cuidados para eliminar os criadouros. É o que faz o empresário Willian Ricardo, 52 anos, morador da Região Oceânica.

“Procuro sempre fazer minha parte e seguir as orientações da equipe do CCZ quanto as maneiras de prevenir a proliferação do inseto. Durante todo o ano abro as portas da minha casa para receber a visita dos agentes e acho que todos deveriam colaborar com esse trabalho, pois que é de suma importância para manter livre a população dessas doenças”, termina William.


Fonte:  Prefeitura de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário