
O verão começa nesta sexta-feira (21), período com maior incidência do mosquito e de doenças transmitidas pelo inseto, como dengue, zika e chikungunya. Por isso, nos próximos dias, a Fundação Municipal de Saúde dá início aos mutirões de final de semana e ações em parceria com as administrações regionais, secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), além de associações de moradores, escolas e unidades de saúde.
“A Prefeitura de Niterói não vai medir esforços para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. A população tem papel fundamental nesse cenário e precisa fazer sua parte no combate ao mosquito. É muito importante que todos ajudem na eliminação dos criadouros do Aedes, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como pneus velhos expostos à chuva e garrafas vazias”, ressaltou o prefeito em exercício.
Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam, durante todo o ano, um trabalho intenso de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.
A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, fala sobre o trabalho de prevenção e a importância das ações intersetoriais. “O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti é intenso e de rotina, realizado durante o ano todo e não apenas no período mais crítico. No verão, intensificamos as ações e trabalhamos em parceria com outras secretarias, o que permite um resultado mais positivo”, destaca.
Fonte: Prefeitura de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.