sexta-feira, 8 de abril de 2022

Alunos da Escola Municipal Sítio do Ipê participam de contação de história sobre arboviroses

 



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou atividade  de contação de história sobre o tema Arboviroses na Escola Municipal Sítio do Ipê, em Matapaca.


A ação educativa em saúde ocorreu no dia 29 de março e teve o objetivo de estimular nos alunos a sensibilização sobre os perigos e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela. 

Desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a contação de história se propôs a despertar nas crianças a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas em relação ao assunto proposto (arboviroses) de maneira lúdica e divertida.  A metodologia de ensino também teve a intenção de motivar os pequenos a se tornarem incentivadores dos hábitos de prevenção em suas casas. 

“A história contada foi do casal de mosquitos que vivia numa floresta chamada Matapaca, bairro onde reside a escola. Falamos sobre desmatamento e hábitos inadequados no destino do lixo que ocasiona infestação de roedores e mosquitos nos ambientes domésticos. Para os alunos do 4° e 5° anos, apresentamos o vídeo do agente de saúde Sr. Juca, que convida as crianças para conhecer o ciclo de vida e hábitos dos mosquitos para que elas se tornem agentes mirins no combate ao Aedes aegypti. Todos se divertiram e ao mesmo tempo aprenderam como é possível viver em ambientes limpos e organizados, afastando a chance da presença de animais sinantrópicos [aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste]”, relatou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.