Alunos da Escola Municipal Sebastiana G. Pinho, bairro Viçoso Jardim, participaram nesta segunda e terça-feira (18 e 19/04) de ação educativa sobre higiene pessoal e pediculose promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC).
A atividade teve o objetivo de levar os estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental a perceberem a importância de adquirirem comportamentos saudáveis, evitando assim a pediculose, infestação causada por piolhos.
O IEC – representado pelos agentes Hugo Costa, Maria Cristina Crisóstomo, Rodolfo Teixeira e Rosani Loureiro, e pela estagiária Caroline Soares – desenvolveu a temática com bate papo interativo, abordando a seguinte pauta: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e saúde, pediculose (tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento).
“As crianças participaram ativamente, demonstrando interesse pela temática. A maioria interagiu com os palestrantes, fazendo perguntas sobre a movimentação dos piolhos, curiosos em saber se esses insetos pulavam ou voavam. Alguns também perguntaram se havia uma alternativa melhor do que o pente fino para remoção de piolhos e lêndeas, já que o mesmo causava dor quando passado na cabeça. Na garotada houve quem relatasse que os responsáveis usam inseticida para o tratamento da pediculose”, informou Hugo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.