sexta-feira, 8 de julho de 2022

CCZ realiza sala de espera sobre a doença raiva na Policlínica do Largo da Batalha

 


Nesta quarta-feira, 06/07, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou atividade de sala de espera sobre a doença raiva na Policlínica do Largo da Batalha.

O objetivo da ação educativa foi sensibilizar os usuários que aguardavam atendimento acerca das responsabilidades e cuidados que devem ter com seus cães e gatos para que evitem o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.

Solicitada pela coordenadora da equipe multiprofissional Andréa Bittencourt, a atividade desenvolveu-se por meio de bate-papo interativo. Essa data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial das Zoonoses.

A equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, abordou de modo sucinto os seguintes tópicos: cuidados com cães e gatos; alimentação, higiene e espaço dos animais; condução e recolhimento de fezes em vias públicas; abandono; animais silvestres; a doença raiva; saúde e vacinação.  Na oportunidade, também divulgou a campanha de vacinação antirrábica animal do município, que este ano será em setembro e outubro.

O público era formado por pessoas que buscam os serviços de saúde da policlínica.  Enquanto aguardavam atendimento, participaram da ação com interesse, apresentando dúvidas e questionamentos. 

“Apesar de todo o fluxo de pessoas nas salas de espera, percebemos que elas demonstraram bastante interesse pelo assunto. A pratica de alimentar animais silvestres e conviver com cães e gatos desconhecidos em situação de rua é bastante comum na região de Pendotiba. Muitos relataram que oferecem alimento e água aos mesmos. Orientamos sobre a importância da vacinação antirrábica animal anual, divulgamos as datas da campanha deste ano e os endereços dos postos fixos. Também falamos sobre o tratamento da esporotricose animal e humana, já que um senhor relatou que seu cunhado tinha alguns gatos com essa doença e consequentemente a adquiriu e está em tratamento. Destacamos a importância da castração dos animais domésticos para evitar fugas dos mesmos dentro do território e estimulamos a limpeza e a organização do quintal para evitar a zoonose leptospirose, doença transmitida por roedores. Ao final, fomos convidados pela enfermeira Milene Sarinho Victorio para realizar uma palestra sobre higiene pessoal para os usuários que aguardam o atendimento para o teste da Covid-19”, relatou Patrícia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.