sexta-feira, 3 de junho de 2016

Palestra sobre guarda responsável e raiva na Policlínica do Largo da Batalha






Nesta quinta-feira (02/06), usuários da Policlínica do Largo da Batalha participaram de palestra sobre guarda responsável de animais e raiva promovida pela equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  

A ação educativa em saúde teve como objetivo sensibilizar os integrantes do grupo de hiperdia sobre as responsabilidades e cuidados que devem ter com seus animais de estimação – especialmente cães e gatos – para que evitem o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.

Ministrada pela agente Patrícia de Oliveira, por meio de bate-papo e distribuição de material informativo, a iniciativa abordou questões como: cuidados com cães e gatos; alimentação, higiene e espaço dos animais; condução e recolhimento de fezes em vias públicas; abandono;  a doença raiva; saúde e vacinação.  Na ocasião, também divulgou a campanha de vacinação antirrábica animal do município, que este ano será no dia 18 de junho. 

Durante a atividade, alguns participantes disseram que dificilmente buscam atendimento médico em caso de mordidas ou arranhaduras de cães e gatos.  “A maioria dos usuários tem animais de estimação. São senhoras na faixa etária de 60 anos, muitas já têm netos que, por falta de informação, não buscam atendimento em postos de saúde quando sofrem acidentes com animais domésticos”, relatou a palestrante.  

“O debate foi muito produtivo, uma oportunidade de exposição de dúvidas e alguns mitos.  Acredito que as informações e orientações prestadas contribuíram para o conhecimento desse público.  O resultado foi bastante satisfatório”, considerou Patrícia.





A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença infecciosa aguda que leva à morte.  Causada por um vírus, é caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos.

O agente infeccioso é o vírus da raiva, da família Rhabdoviridae e pertencente ao gênero dos Lissavirus.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.

Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, sendo seu prognóstico fatal em praticamente todos os casos.

O cientista Louis Pasteur conseguiu isolar o vírus em 1881, inoculando coelhos por via intracerebral, e preparou a primeira vacina antirrábica em 1884.

Em Niterói, o Centro de Controle de Zoonoses registrou apenas dois casos confirmados de raiva nos últimos anos, ambos em morcegos (2013 e 2014).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.