Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre arboviroses, iniciado neste mês, para usuários integrantes do grupo de hiperdia (hipertensos e diabéticos) da Policlínica Regional do Largo da Batalha, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – intensificou as informações sobre o tema nesta segunda-feira, 21/11.
A agente Patrícia de Oliveira (IEC) falou sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (em especial, dengue, zika e chikungunya), características do inseto, dados atuais sobre a situação da microcefalia no país, e principais medidas de prevenção e combate ao vetor. O objetivo foi informar, discutir e esclarecer sobre o que são as doenças, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento.
A atividade desenvolveu-se por meio de diálogo interativo, exibição de vídeos, demonstração em maquetes e distribuição de informativos. Uma equipe do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), falou sobre a utilização de uma bactéria chamada Wolbachia – que existe naturalmente em mais de 60% dos insetos –, para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.
O grupo demonstrou muito interesse nos conhecimentos recebidos e verbalizaram que irão apoiar totalmente o projeto da Fiocruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.