quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CONDUTAS A SEREM ADOTADAS QUANDO FOR ENCONTRADO ANIMAL MORTO.


Criado em 24/11/2016  -  Atualizado em 01/06/17
                    
O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói se coloca a disposição para orientar, recolher, encaminhar e tomar todas as providências relativas a animais silvestres e urbanos encontrados mortos.  O contato deve ser feito diretamente pelo telefone (21) 99639-4251 (Sem Whatsapp).

Evite ter contato direto com animais silvestres. 
Não é uma boa ideia alimentá-los nem provocar aproximações.
Em caso de acidentes com animais como mordeduras ou arranhões, 
procurar atendimento médico na Policlínica do Largo da Batalha, 
ou na Unidade de Saúde mais próxima.


ANIMAIS MORTOS:

A – Avise ao Centro de Controle de Zoonoses, caso encontre mortos micos, saguis e todos os tipos de macacos e morcegos, além dos cães e gatos. Vale o mesmo para gambás, capivaras, esquilos, preás, lebres, raposas ou qualquer outro mamífero silvestre.

B - Evite contato direto ou indireto com secreções e com a carcaça, que é como é chamado o corpo do animal ou parte dele depois de morto.

C – Se for necessário o transporte ou guarda de uma carcaça até o resgate pelo CCZ, acondicioná-la usando luvas descartáveis, ou se não haver, vestir sacolas plásticas de mercado íntegras, atando pelos punhos com as próprias alças da sacola, uma ou duas sacolas protegendo cada mão. A carcaça deve ser acondicionada em um recipiente impermeável.

D - Um material de fácil obtenção para acondicionamento de carcaças são sacos de ração vazios íntegros. Após colocar a carcaça, embalar junto as luvas ou outros materiais que tenham tido contato com essa. Fechar a boca do saco e amarrar bem, lacrando. Esse procedimento deve ser feito de maneira segura e com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Após finalizado, lavar bem as mãos.




MONITORAMENTO DE EPIZOOTIAS


Considera-se como epizootias segundo o Ministério da Saúde “a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte”.

Em Niterói, todas as carcaças de animais mortos suspeitas são encaminhadas através do Centro de Controle de Zoonoses ao laboratório de referência para pesquisa. Em caso positivo para alguma zoonose na amostra enviada, o CCZ é informado e todas as medidas recomendadas são tomadas oportunamente, conforme atribuição.


Febre Amarela

Nesse ano, até o momento, foram encontrados e encaminhados para exames, pelo CCZ de Niterói, cerca de 35 saguis mortos, com todos os resultados concluídos negativos para Febre Amarela. Presume-se que esses animais, em sua maioria, tenham sido eletrocutados. Ainda assim é importante que a população continue avisando ao CCZ caso encontre saguis ou outra espécie de macacos mortos. Maiores informações sobre o monitoramento da Febre Amarela no ERJ podem ser encontrados no site Rio Com Saude



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.