Nesta quarta-feira (25/01), o Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou atividade de sala de espera na Clínica da Família de Várzea das Moças. O objetivo foi alertar sobre os perigos à saúde causados pelas arboviroses – dengue, zika e chikungunya – e a importância da sua prevenção.
Usuários da unidade de saúde receberam informações e orientações sobre como se prevenir das principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no país no momento atual - dengue, zika e chikungunya. Os agentes Élcio Nascimento e Rita Costa desenvolveram diálogo interativo, falando sobre mudanças de hábitos no cotidiano para evitar a proliferação de mosquitos.
As pessoas que aguardavam atendimento prestaram muita atenção, demonstrando interesse no assunto, e apresentaram suas dúvidas e perguntas. “Queriam saber se a chikungunya realmente pode durar mais de 1 ano e quais são os sintomas, e como diferenciá-la da dengue.” Na oportunidade, também indagaram sobre a febre amarela: “Buscavam informações sobre possível risco da febre amarela chegar por aqui e se o município vai vacinar [em campanha emergencial], pois sabem que o mosquito Aedes aegypti também é vetor da doença”, disse o palestrante Élcio Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.