Com o objetivo de efetivar a troca de informações e orientar sobre os cuidados necessários para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no ambiente familiar e de convívio, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou nos dias 04 e 05/01 ação educativa na Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição.
A atividade de sala de espera teve como mote a prevenção das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), visando alertar os usuários sobre possível aumento de casos de uma ou mais dessas doenças neste verão.
O IEC atuou com seu estande educativo onde os visitantes (usuários e funcionários) puderam observar maquetes ilustrativas que mostram o ambiente certo e o errado para a proliferação de mosquitos numa residência. Além disso, a equipe prestou orientações e distribuiu material informativo.
Os participantes, curiosos em relação ao trabalho, se aproximavam, faziam perguntas e apresentavam suas dúvidas, mostrando interesse em conhecer mais a temática. Alguns relataram situações cotidianas de vizinhos que, apesar de bem informados, não cuidam dos próprios quintais, acumulando água limpa e parada em locais e objetos que servem como criadouros de mosquitos. Os profissionais diretamente envolvidos consideraram a atividade positiva.
Equipe: Antônio Pessoa, Jonas Queiróz, Hugo Costa, Maria Cristina Crisóstomo, Rodolfo Matta, Rogério Tavares e Rosani Loureiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.