O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) promoveu palestra sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya) na Primeira Igreja Batista de Rio do Ouro. A ação educativa em saúde teve como objetivo informar, discutir e esclarecer sobre o que são essas doenças, os riscos envolvidos, prevenção e tratamento.
O agente Delcir Vieira, do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), expos o tema por meio de diálogo interativo e apresentação de slide-show. Em pauta, foram discutidos os seguintes tópicos: as três doenças e seus sintomas, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor. Na oportunidade, o palestrante falou sobre o projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já implantado na cidade, que consiste na utilização de uma bactéria chamada Wolbachia – que existe naturalmente em mais de 60% dos insetos –, para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti.
O público – em sua maioria, membros da igreja – participou ativamente da palestra. “Houve participação efetiva das pessoas, algumas até relataram casos de Dengue, Zika e principalmente a Febre Chikungunya com longos períodos para recuperação. Ao final tivemos um momento para dúvidas e esclarecimentos. Sem dúvida, foi muito proveitoso”, avaliou Delcir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.