Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Niterói realizou a primeira ação utilizando o drone da Defesa Civil no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Com o auxílio da nova ferramenta, os agentes puderam direcionar a entrada em áreas de difícil visualização e acesso, com objetivo de detectar possíveis irregularidades nas vistorias. A novidade foi usada na última sexta-feira (07/04), no Cafubá, Região Oceânica da cidade.
Os agentes de combate a endemias visitaram as casas da região, combatendo focos e orientando os moradores. O drone serviu de apoio para dinamizar o trabalho nos locais de difícil entrada. O equipamento sobrevoou terrenos e residências abandonadas, alcançando lugares que os profissionais não tinham acesso com facilidade anteriormente, como caixas das águas, calhas e piscinas. As imagens são captadas por uma câmara de alta resolução, transmitidas por agentes treinados e seguindo todas as especificações e orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, a tecnologia vem para integrar e aprimorar o serviço que já é desempenhado pelo órgão durante todo o ano. “Realizamos um trabalho intenso de combate ao mosquito aqui na cidade. Essa parceria com a Defesa Civil, utilizando esse equipamento, vem para somar, facilitando o dia a dia dos agentes em áreas de acessos complicados. Tenho certeza que essa nova ferramenta vai ser fundamental na luta contra o Aedes, reforçando o trabalho intersetorial da Prefeitura”, declara.
O Drone também vai auxiliar no monitoramento de queimadas e ao Grupo Especial de Crescimento Ordenado e Proteção de Áreas Verdes (Gecopav), na fiscalização de crescimento desordenado e fiscalização de encostas. O equipamento que foi cedido pela Secretaria de Meio Ambiente estará disponível também para acompanhamento e auxílio de operações durante ocorrências de grandes proporções, que necessitem de visualização rápida para auxílio dos grupos de resgate ou de operações.
Na ação desta sexta, o operador do Drone da Defesa Civil iniciou o trabalho de orientação dos agentes. A parceria continuará .
“É uma parceria muito importante. Nossos operadores saem em campo com os agentes de Zoonose e direcionam o drone de forma que facilite o trabalho dos agentes. Isso vai dinamizar muito o trabalho”, explicou o Major Wallace coordenador da Defesa Civil de Niterói.
Para o chefe do CCZ, Francisco de Faria Neto, o aparelho é mais um instrumento que vai facilitar o controle, mas alerta que é fundamental a participação da população no controle dos focos.
“As novas ferramentas vão sendo disponibilizadas e incorporadas ao serviço, complementando o trabalho. Porém, continua sendo essencial a participação dos moradores no combate ao mosquito. A gente sabe que a população de Niterói vem fazendo sua parte, portanto esperamos que, todos juntos, continuemos trabalhando para evitar essas doenças”, afirmou.
Fonte do texto: O Fluminense
Foto do drone: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói
Demais fotos: Élcio Nascimento (IEC /CCZ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.