O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – participou nesta terça-feira (12/09) do Seminário “Programa Saúde na Escola: Semeando Ideias” no Auditório Darcy Ribeiro, Espaço Oswaldo Salles (Rua São Pedro, 108 – Centro).
O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), através da Superintendência de Ensino e do Núcleo de Ações Integradas (NAI), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e teve como objetivo oferecer às escolas a participação em debates que abordam questões relacionadas à saúde e educação do município.
Diretores, professores e pedagogos de escolas da rede que são pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE), representantes dos médicos de família e de setores envolvidos com educação em saúde participaram do evento.

O IEC, representado por Rita de Cássia Oliveira Costa, divulgou os serviços oferecidos pelo CCZ /IEC, destacando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e as atividades educativas em saúde desenvolvidas pelo IEC que integram o PSE.
Após as palestras, e antecedendo os debates finais sobre os assuntos abordados, os participantes ouviram os relatos dos resultados obtidos do PSE na Unidade de Educação Infantil Olga Benário, no Colégio Estadual Guilherme Briggs e no Programa Médico de Família do município.
Programa Saúde na Escola
Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
“O ambiente escolar produz resultados, não só imediatos, mas para a vida toda, na medida em que trabalhamos na educação da criança que, quando conscientizada, consegue envolver toda a família”, explica Michele Lessa, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
O Programa tem como objetivo a integração e articulação intersetorial das redes públicas de ensino, por meio de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes de educação pública. A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar. (Fonte:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27979-semana-na-escola-mobiliza-alunos-no-combate-ao-aedes)
Fonte parcial do texto: Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Foto principal: Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Foto intra texto: Rita de Cássia Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.