O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou, no dia 25/01, palestra sobre Covid-19 no Médico de Família do Sapê.
Ministrada pela agente Patrícia de Oliveira, a ação educativa em saúde abordou as formas de contágio do vírus, sintomas da doença, a importância do esquema de vacinação completo da Covid-19 para aumento da imunidade, o valor do autocuidado – com prática de exercícios físicos e boa alimentação –, a importância da higienização das mãos, controle de comorbidades, Covid-19 e influenza, a variante Ômicron no contexto brasileiro e mundial.
O objetivo foi reforçar, junto à população, a conscientização sobre a importância de se manter os cuidados necessários de enfrentamento à pandemia da Covid-19, como o uso das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Além disso, enfatizou-se a necessidade das pessoas se vacinarem, com a Primeira, Segunda e Dose de Reforço.
“Realizamos a palestra para as gestantes que aguardavam atendimento do ginecologista Dr. Lívio Cavalcante, que recebe quinzenalmente um grupo expressivo de mulheres. Falamos sobre o protocolo de segurança, especialmente o uso correto da máscara facial, a adesão ao esquema vacinal e a importância do distanciamento social. Como a receptividade das usuárias foi boa, aproveitamos para abordar sobre os cuidados diários com o ambiente doméstico para prevenir possíveis infestações de mosquitos, roedores ou caracóis africanos. O público participou ativamente. Contamos com total apoio dos agentes comunitários de saúde, especialmente Ione Marreta e Fátima Cristina, e recebemos orientação sobre o teste de COVID com a enfermeira Waleska Pereira.”, relatou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.